sábado, 19 de fevereiro de 2011

SUSTENTABILIDADE=HABILIDADE DE SUSTENTAR

Tenho me perguntado: o que mesmos queremos sustentar? Percebo que às vezes me pego sustentando idéias, e quero que as pessoas vejam o meu ponto de vista. Outras vezes quero sustentar ideais, e quero que as pessoas venham comigo. Mas sempre pergunto para mim mesmo qual o propósito daquilo que estou fazendo, e vejo que isto tem sido o que sustenta minha caminhada: um propósito claro.

Em termos coletivos, aprendi que grupo não tem cérebro, e que por isso não pensa. Se assim é, quem pensa? Entendo que o indivíduo deve refletir e pensar, clarificar seu propósito e então poderá compartilhar com os demais sua experiência pessoal, seu ideal, ou obra.

Com relação à sustentabilidade corporativa (ambiente de trabalho e sustento) tenho visto muita confusão em relação aos papéis de cada um. Percebo, ainda, os indivíduos isolados, buscando uma satisfação pessoal e pouco coletiva. O bem maior (coletivo) é solapado pelos interesses pessoais (bem menor). Penso então, que enquanto não houver uma "ameaça" maior que force o coletivo a atuar num caminho de manutenção da sobrevivência, sustentabilidade é apenas mais uma palavra ao vento.

Os indivíduos de nossa sociedade (pelo menos a grande massa) ainda querem ficar bem (e não estar bem). E por isso seguem querendo TER mais coisas, e se esquecem de SER alguém melhor. E nessa confusão de papéis é que nada se sustenta, pois falta clareza de propósito. Pelo menos essa é minha experiência :)