domingo, 11 de janeiro de 2009

A NATUREZA COMO SALA DE AULAS


A natureza é uma sala de aulas! Nela aprendemos a ser, fazer e ter. Os elementos estão todos disponíveis e podemos reconhecer os mesmos como oportunidades de aprendizagem. A chave para isto é a observação. Através de uma posição desprovida de julgamento (certo x errado) alcançamos o lugar ideal para aprender. Existe um ciclo: sintonizar, experimentar, aprender e compartilhar. É através dele que tomamos consciência dos limites e riscos (reais e aparentes) que nos apóiam, ou limitam, na expressão autêntica de nosso ser.

Nesse contexto, a natureza apenas reflete o nosso interior. Se estamos em paz, olhamos a nossa volta, e reconhecemos a paz. Se estamos agitados, percebemos agitação, e assim por diante...

Mais importante do que ter consciência de que nosso meio apenas espelha como estamos por dentro é saber que o resultado que colhemos hoje é fruto de alguma ação que fizemos ontem. E que amanhã será o resultado do que fizermos agora.

Pois bem, se a natureza ensina a reconhecer em nós o que vemos nela, que tal guardarmos esta lição e começarmos a reconhecer o que vemos nos outros? Sim, como parte desta natureza envolvente, se percebemos uma qualidade alheia, quer dizer que ela também está em nós (seja ela positiva ou negativa). Aquilo que está fora está dentro, e vice-versa...

A natureza pode nos ensinar muito, e nós, seres humanos, fazemos parte dela. Podemos aprender uns com os outros. Podemos aprender com tudo. Agora, será que estamos dispostos a aprender?

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário