quarta-feira, 6 de maio de 2009

NATUREZA COTIDIANA


Observar é a chave.

Aprendi com a fotografia que as imagens mais impressionantes vinham das coisas mais simples. E sempre me perguntava: como capturar a simplicidade das coisas?

A resposta veio com o tempo, mas a prática da observação tem sido um exercício constante.

Hoje pela manhã, da janela do quarto, avistei três pássaros, ou quero-queros, que voltaram para nidificar. Como já os conheço do ano passado, sei que são um macho, uma fêmea (um casal) e um filhote, que sobreviveu, e que agora está adulto. Basta saber se é um macho, ou uma fêmea.

Da janela, tenho participado da vida deles. Recordo dos filhotes que foram mortos no ano passado, por crianças levadas e inconscientes (sim, eu também fui levado!). Lembro também dos ataques de felinos urbanos, ou gatos. Não vi, mas sei que os gaviões são vorazes predadores dos pintinhos, e que certamente arrebataram alguns. Mas o que conta é que hoje avistei um filhote adulto, na companhia dos pais.

Por um momento pensei: que legal, eles estão juntos, e logo vão nidificar. E me dei conta, que o local onde eles ficam e fazem seus ninhos, agora está cercado (uma futura construção?). Não importa, eles estão de volta e toda manhã eu vou à janela para vê-los. E isto me alegra, e alegra meu dia.

Ao final, poder acompanhar estes mascotes me traz os mais profundos sentimentos, de ser-humano, observador e amante das coisas, não só de bichos e coisas, mas de natureza humana também. Digo isto porque, depois de ver a família de quero-queros junta, algo despertou, em mim, o amor que tenho guardado, mas nem sempre compartilho. Antes de sair de casa fui até minha mulher e dei nela um bom abraço. E logo disse: eu te amo muito.

Em resumo, observar a natureza permite manter-me conectado com o meu melhor. E quem me conhece sabe que para eu estar bem, preciso estar em contato com bosques, matas ou jardins. Essa é minha sala de aulas. É onde eu aprendo de verdade, simplesmente observando.

E você tem observado o quê?


:)

Um comentário:

  1. Marcello, Parabéns pelo espaço, já estou aqui inaugurando para dizer que você é uma pessoa muito especial que sempre inspira muito as pessoas que estão ao seu lado, possue uma energia e um visão do mundo muito clara e positiva e é literalmente um orientador por Natureza!!!
    Lhe desejo todo o Sucesso do mundo nesse seu novo projeto!
    Uma ótima semana e um Grande Abraço!
    Mario

    ResponderExcluir