domingo, 10 de maio de 2009

OFICINA DE TELHADOS VERDES

VERDE QUE TE QUERO VERDE...



Se para aprender há de se colocar a mão na massa, foi o que fizemos no dia 14 de abril, lá no Morro Reuter, no Refúgio dos Esquilos.

Aproveitando o interesse do diretor do Centro de Cultura de São Leopoldo, Jari Maurício da Rocha, um grupo de interessados no tema, professores, educadores, arquitetos e amigos, todos tiveram a oportunidade de ver de perto como se constrói um telhado verde (e vivo).


Para compartilhar um pouco do seu conhecimento, foi convidado o paisagista e agrônomo Toni Backes (www.tonibackes.com.br), que com seu carinho e habilidade natural, trouxe exemplos de aplicação da técnica.

Depois de um bom chimarrão, e um passeio pelos arredores, fomos para a aula com o Toni. Mais tarde, tivemos um almoço campeiro, com direito a fogo de chão, grelha e disco de arado. Esse foi um momento de descontração e troca entre os convidados.


Na parte da tarde, fomos de enxadas e pás, para a atividade prática, que consistia em trocar a lona de um telhado existente. Isto foi oportuno, pois assim pode-se desmontar e remontar um telhado, vendo quais são os passos e cuidados necessários. Todos deram sua contribuição, e ao final, celebramos a conclusão da empreitada.

Os próximos passos são o plantio de espécies próprias para telhados vivos e ordenação dos elementos de paisagismo, como pedras, caminho de tocos, fonte d’água. E claro, mais um encontro para dar o trabalho como completo.


Aos amigos que participaram desse encontro, em nome dos 'esquilos' do refúgio, fica registrado o agradecimento pela presença e oportunidade de troca. E aos amigos mirins também que deram sua participação!


Um grande abraço, com muito carinho a todos, e até o próximo encontro.

:)

Um comentário:

  1. Parabéns Marcello! Pela premissas e vendo as fotos dá para sentir que essa vivência (oficina) deve ter sido muito bacana e de muito conhecimento!
    "Sucesso!" - não é minha aspiração, nem desejo, e sim, já o resultado que se percebe no teu trabalho.
    Um grande abraço
    Érico

    ResponderExcluir